segunda-feira, 6 de agosto de 2012

OBEDIÊNCIA ACIMA DA RAZÃO !



“Respondeu o rei de Israel a Josafá: Há um ainda, por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau. Este é Micaías, filho de Inlá. Disse Josafá: Não fale o rei assim. Então o rei de Israel chamou o oficial, e disse: Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá”.

Quando vivemos em igreja, vivemos em tremendas experiências com Deus, mas junto com elas também experimentamos algumas situações de conflito. O conflito pode ser com nós mesmos (quando percebemos que não estamos em direção daquilo que Deus tem para nós e resolvemos lutar para mudar) ou então com as pessoas que convivemos. Como o nosso caso é a igreja, estamos então nos referindo aos irmãos e pastores e líderes da congregação.

A bíblia nos relata diversos conflitos, e nosso exemplo do livro de 2ª Crônicas mostra o rei Acabe, que era o rei de Israel, vai até Josafá, que era o rei de Judá, lhe entrega muitos presentes e o instiga a juntar-se a ele em uma guerra contra o povo de Ramote-Gileade. Josafá porém, antes de realmente decidir sobre a questão, pede que se busque a Deus sobre o assunto. No palácio de Acabe haviam 400 profetas do Senhor, e estes respondiam positivamente. Mas Josafá não estava satisfeito e pergunta se há mais algum profeta em Israel. É aí que entra Micaías na história: o profeta que realmente falava o que Deus mandava – independente de que se gostasse ou não da resposta.

Existem muitas pessoas que vivem uma vida de mentiras, vivendo em função de algo ou de agradar alguém. No caso dos profetas do rei Acabe, a palavra mostra que um espírito foi enviado para fazê-los mentir (v. 19-21).

 Para guiar-nos ao seu propósito, existe uma liderança que é colocada sobre nossa vida (pastor, apascentador, líder de grupo familiar, líder de depto, etc), e este, muitas vezes, irá nos responder de forma diferente ao que esperamos em situações do cotidiano. Isso acontece quando o líder responde o que Deus lhe fala, e não o que a pessoa deseja ouvir. Essa exortação é benção na vida do irmão: o faz crescer em Deus e consequentemente em todos os aspectos de sua vida (familiar, profissional, etc).

Hebreus 12:6 diz: “Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho”. Quem tem pai, e este o ama, será corrigido! E diante de uma resposta negativa de seu apascentador, ou até mesmo de um irmão ou próximo, qual a sua atitude? Você será como Acabe – que desprezou a palavra do profeta verdadeiro e buscou ouvir aquilo que lhe agradava – , ou será como Josafá – que discerniu a vontade do Senhor e foi CONTRA todos aqueles que proferiam mentiras, buscando a vontade do Senhor e não a sua própria nem agradar ao rei amigo?
O resultado das atitudes são muito claras neste texto: Acabe morreu na guerra, enquanto Josafá foi guardado por Deus e voltou em paz à sua terra.

“Deleita-te no Senhor, e Ele concederá os desejos do seu coração” (Salmo 37:4). Obedeça, e você atingirá o que você não tem fé para alcançar. Deus honrará você, não duvide disso.

FLÁVIO BRUSTOLONI 

2 comentários: